Museu de Nespereira


Há já alguns anos que o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Nespereira iniciara, a par da recolha dos trajes, danças e cantares relacionados directamente com o grupo, uma recolha de objectos, utensílios, alfaias e ferramentas agrícolas, etc. constituindo assim um espólio considerável.
Apercebeu-se também que existia na aldeia um elevado número de objectos antigos que corriam o risco de serem extintos, perdendo-se assim uma importante parte da história da nossa freguesia. Como diz o poeta, “o sonho comanda a vida “ ou “ sem sonhos não existem realidades”, nós acreditámos e surgiu, entre os diversos elementos da direcção do Rancho Folclórico, a ideia de criar de raiz um espaço onde se perpetuassem e homenageassem os nossos antepassados, ao mesmo tempo criando um espaço que pudesse enriquecer e desenvolver social e culturalmente a nossa freguesia.
Nasce então o Núcleo Museológico do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Nespereira que para nós é a solução ideal para reduzir ou impedir as causas de degradação e destruição das memórias da nossa gentes, de forma a perpetuar um espólio que retrate os nossos antepassados, de forma a que possa ser mostrada a gerações vindouras, ao mesmo tempo que se motivam e sensibilizam os jovens para o gosto pela preservação e divulgação do património local.